Feb 22, 2012

Princípios Educativos em Creche, defendidos pela Drª Gabriela Portugal - Universidade de Aveiro

Princípio 1- Envolver as crianças nas coisas que lhes dizem respeito.

Princípio 2- Investir em tempos de qualidade procurando-se estar completamente disponível para as crianças.

Princípio 3- Aprender a não subestimar as formas de comunicação únicas de cada criança e ensinar-lhe as suas

Princípio 4- Investir tempo e energia para construir uma pessoa “total”

Princípio 5- Respeitar as crianças enquanto pessoas de valor e ajudá-las a reconhecer e a lidar com os seus sentimentos

Princípio 6- Ser verdadeiro nos nossos sentimentos relativamente às crianças

Princípio 7- Modelar os comportamentos que se pretende ensinar

Princípio 8- Reconhecer os problemas como oportunidades de aprendizagem e deixar as crianças tentarem resolver as suas próprias dificuldades

Principio 9- Construir segurança ensinando a confiança

Princípio 10- Procurar promover a qualidade do desenvolvimento em cada fase etária, mas não apressar a criança para atingir determinados níveis desenvolvimentais

Acredito muito na potencialidade destes princípios, se forem colocados em prática na intervenção com crianças até aos 3 anos de idade. O currículo para esta faixa etária tem de assegurar uma transição suave entre a casa e a creche, incorporar experiências familiares, uma atitude sensível e calorosa por parte dos adultos. Julgo que paralelamente à liberdade para explorar utilizando todos os sentidos e às oportunidades para interagir com as restantes crianças, os bebés e as crianças muito pequenas necessitam de adultos em quem possam confiar, que estejam atentos às necessidades físicas e psicológicas, mas sobretudo que vejam todos os momentos do quotidiano como oportunidades de aprendizagem, inclusivamente os momentos de rotina que tendem a ser desvalorizados. Por exemplo, o processo de muda da fralda acontece repetidamente durante o dia... e cabe aos adultos impedir que se torne num acto mecânico, mudar a fralda a uma criança é uma excelente oportunidade para estar com a criança individualmente, comunicar com ela e transformar todos os momentos, em momentos educativos.


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